CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

"Em Guerra", por André Bacci


"Em Guerra", de Stephane Brizé, abre com uma reportagem fictícia, que noticia o fechamento abrupto de uma fábrica francesa. A situação é caótica, com os líderes sindicais e funcionários expressando a sua fúria, e os diretores da fábrica justificando a decisão pela "falta de competitividade" da filial. O anúncio se dá pouco mais de dois anos após um acordo ser selado com os 1100 funcionários - agora na iminência de serem todos demitidos em uma região que já sofria com altas taxas de desemprego - com o objetivo de melhorar o desempenho da fábrica, o que envolvia um aumento de cinco horas semanais na carga de trabalho e o corte de benefícios, em troca da garantia de manter seus empregos.

Vincent Lindon é Laurent Amédéo.
Logo em seguida, começa uma discussão acalorada entre funcionários e patrões - os primeiros inconformados com a injustiça brutal do acontecimento, e os últimos restritos a um tom defensivo e condescendente, como quem dá de ombros à desgraça alheia. Não fosse pelo sumiço das manchetes coloridas e da narração em off, mal se perceberia a transição da reportagem para o filme de fato. A intenção de Brizé é de aproximar o espectador ao esforço e à irritação sentida pelos trabalhadores enquanto eles protestam ou discutem com seus patrões (e entre si); e ele o faz por meio de um visual praticamente documental, com movimentos de câmera mais livres e planos fechados, sem floreios estéticos - o recurso das reportagens fictícias é retomado esporadicamente ao longo do filme.

A reunião fracassada logo dá lugar ao início da greve, uma cena frenética de protesto e quebra-quebra. O impasse se alonga por meses, e os trabalhadores reivindicam a oportunidade de negociar com o CEO da multinacional à qual a fábrica pertence.

Prontos para fazerem de tudo para salvarem seus empregos.
"Em Guerra" encontra sua força principalmente nos diálogos elaborados e realistas, interpretados por um elenco impecavelmente dirigido de não-atores, em conjunto com Vincent Lindon (que já foi premiado em Cannes por outro filme do mesmo diretor). As principais cenas de discussões, tanto entre os líderes sindicais e os patrões como entre os próprios funcionários, contam com mais de quinze minutos cada, mas a sua duração quase não se sente graças à qualidade da escrita e o modo preciso como as falas são entregues; aqui, o estilo visual naturalista de Brizé encontra um complemento perfeito. Não se pode dizer o mesmo das inúmeras cenas de protesto e gritaria: por mais que o visual cru seja uma escolha apropriada para retratar o frenesi da "guerra" titular, é visível que elas se alongam por tempo demais, se tornando às vezes mais irritantes do que imersivas - a escolha recorrente de substituir o som ambiente pela trilha sonora, por exemplo, vai na contramão da estética pretendida e gera uma certa dissociação no espectador.

Aliás, essa "traição" do próprio estilo fica mais evidente nos momentos finais, quando uma construção de personagem súbita (que poderia muito bem ter sido feita ao longo de todo o filme) mal prepara o espectador para um momento que destoa completamente do resto da trama e se assemelha mais a um choque gratuito do que o destino final do filme de fato, tentando evocar um sentimentalismo - e até um martírio - que simplesmente não se encaixa com o resto da trama.

Apesar dessas contradições, "Em Guerra" ainda consegue fluir bem, e, por mais que seu impacto não seja tão forte quanto o pretendido, é um olhar elaborado e inteligente da perspectiva dos trabalhadores, e descreve a luta contra as injustiças de uma forma não se deixa cair em didatismo. Para quem se interessa pelo tema, é uma boa pedida.


Assista o Trailer





Sinopse 

Apesar de grandes sacrifícios financeiros por parte de seus funcionários e lucros recordes no ano, a administração das Indústrias Perrin decide fechar uma de suas fábricas. Os 1.100 funcionários, liderados por seu porta-voz Laurent Amédéo, decidem lutar contra essa decisão brutal, prontos para fazerem de tudo para salvarem seus empregos.


Um filme de Stéphane Brizé
En Guerre
Estrelado por Vincent Lindon
França  2018  
113 minutos  
Drama
Distribuição Supo Mungam Films



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.