CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

Ventos da Liberdade - Ballon

No dia 9 de novembro,  comemoramos 30 anos da queda do muro de Berlim (1989). Um dos eventos mais importantes que marcou na história da Alemanha.

Ventos da liberdade (Ballon) é um filme tenso até o fio de cabelo. Baseado na história real de duas famílias que se arriscam para viver com dignidade, longe da ditadura do estado socialista.


Em 16 de setembro de 1979, as famílias Strelzyk e Wetzel fugiram da Alemanha Oriental e partiram para o Oeste em um balão de ar quente caseiro. No meio da noite, quatro adultos e quatro crianças decolaram de uma clareira no Sul da Alemanha Oriental, voaram sobre a fronteira entre as ‘duas Alemanhas’, e, 28 minutos e 18 quilômetros mais tarde, pousaram em um campo perto da cidade bávara de Naila. Na manhã seguinte, as mídias alemã e internacional relataram “a fuga mais espetacular da Alemanha Oriental”. A revista Stern trata de negociar
imediatamente uma matéria exclusiva. A Disney, enquanto isso, fez uma adaptação cinematográfica intitulada ‘Dramática Travessia’, de Delbert Mann, estrelada por John Hurt e Jane Alexander, lançada em 1982.




A Essência do Filme 

Não tem como assistir esse filme tranquilamente.Quando você acha que vai ter um fôlego, o clima de que algo vai dar errado surge inesperadamente.  Cada minuto é tenso na vida das famílias  Strelzyk e Wetzel e isso faz da narrativa um drama carregado de emoções. 

O que sentimos é a necessidade intensa de viver uma vida digna do outro lado da fronteira. Mesmo correndo um risco enorme, a família de Peter Strelzyk põe em prática a primeira tentativa de atravessar. Mas por um falha,  o balão perder altitude. Frustrados e tensos, a família consegue despistar as autoridades enfurecidas por um tempo.

Correndo contra o tempo, Peter incentivado por  Gunter planejam outro fuga de balão, agora com as duas famílias em jogo. 

Como toda história de questões políticas onde um país dividido faz seu povo sofrer as consequências, não tem como viver a juventude e o primeiro amor como o caso de Frank Strelzyk.  O jovem se apaixona justamente pela filha do vizinho que trabalha para as autoridades, pondo quase em risco o plano de sua própria família.

O que impressiona no filme é a intensidade que o drama envolve as personagens. Eles precisam tomar decisões contra o tempo deixando para trás pessoas queridas. É de cortar o coração.  Assistam, é uma história bem interessante e tensa.



Sinopse 

Verão de 1979, cidade de Thüringer, Alemanha Oriental. Duas famílias elaboram um plano maluco – eles estão desesperados para deixar o domínio socialista e encontrar o sonhado Ocidente e, para cruzar a fronteira, planejam usar um balão de ar quente desenvolvidos por eles mesmos. A poucos metros de distância do sonhado lado ocidental, eles buscam o balão ideal para alcançar o objetivo e fazem o primeiro teste – uma falha total. A polícia descobre o plano e passa a persegui-los como traidores. Desesperados para escapar da opressão e correndo contra o tempo, as duas famílias se unem para criar o projeto perfeito, sem serem pegos. 
BASEADO NA INCRÍVEL HISTÓRIA REAL DA FUGA DE UMA FAMÍLIA NA ALEMANHA ORIENTAL DURANTE A GUERRA FRIA NUM BALÃO CASEIRO.





Assista o Trailer





Ficha Técnica


Título Original: Ballon
Direção Michael Herbig
Elenco: Friedrich Mücke, Karoline Schuch, David Kross, Alicia von Rittberg, Thomas Kretschmann, Jonas Holdenrieder, Tilman Döbler, Christian Näthe
País: Alemanha
Ano de Produção:2018
Gênero: Drama/Suspense
Minutagem: 125 minutos, aproximadamente.
Distribuição: A2 Filmes


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.