CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

"Você Tem a Noite", por André Bacci.

Nosso colaborador André Bacci foi conferir mais um filme da do circuito da 43ª Mostra Internacional. " Você Tem a Noite" (Ti imaš noć), é um filme sérvio dirigido por  Ivan Salatić.




Nas primeiras cenas de “Você Tem a Noite”, de Ivan Salatić, somos apresentados a Sanja, uma jovem que trabalha num navio, arrumando camas de pessoas que não podemos ver. Depois de uma conversa com uma colega, ela resolve abandonar o barco, e parte, sem dinheiro ou teto, a andar pela cidade. A princípio, sua jornada é aparentemente sem rumo, mas depois fica claro que ela estava se dirigindo à sua cidade natal, retornando à sua família. É uma época de crise, e o estaleiro que concentrava as atividades econômicas da cidade declara falência - obtemos essa informação a partir de narrações em rádio ou TV, já que os personagens se recusam a ter conversas objetivas.


“Aparentemente sem rumo” é, de fato, uma expressão apropriada para descrever a sensação que o filme transmite. Múltiplos personagens nos são apresentados depois de Sanja, mas as relações entre eles ficam quase sempre no plano da especulação, bem como suas intenções e construções. “Você Tem A Noite” é permeado por uma frieza quase intolerável, que pode ser atribuída,
evidentemente, à sua construção de atmosfera e à crítica socioeconômica que ele tenta tecer, mas que acaba se infiltrando em todas as interações e gera um forte sentimento de dissociação.


Essa atmosfera distante e a narrativa impenetrável geram uma combinação bastante perigosa: existe a necessidade de desvendar o que o filme quer dizer a
todo instante, de relacionar informações que são dadas apenas uma vez com o efêmero contexto geral do filme para entender o que de fato está acontecendo, mas ao mesmo tempo não existe praticamente nenhum incentivo para que isso
aconteça, nenhuma conexão emocional com os personagens. Há poucos momentos em que o sentimento vem à tona - um beijo apaixonado, ou um grito desesperado de perda, mas esse sentimento não consegue atravessar a tela e chegar ao espectador; simplesmente não nos importamos o suficiente com as pessoas retratadas.
É inegável que o filme exibe uma capacidade estética incrível, com suas composições e paisagens belíssimas - algumas das quais bastante emblemáticas -,mas ela é prejudicada por sua tendência irritante de se negar a fornecer contexto. É um filme extremamente lento e contemplativo, e não haveria problema nenhum nisso se houvesse algo a que se agarrar, qualquer ligação com o que está sendo retratado.


Sinopse

Sanja trabalha em um estaleiro. Quando o lugar vai à falência e ela fica sem emprego, a mulher se sente perdida em uma cidade repleta de barcos cobertos por lonas. Uma tempestade chega e uma vida se vai. Em uma noite, tudo pode mudar.


Assista o Trailer



Ficha Técnica

Direção: Ivan Salatić
Roteiro: Ivan Salatić
Fotografia: Ivan Marković
Montagem: Jelena Maksimović
Elenco:Ivana Vuković, Momo Pićurić, Luka Petrone
Produtor: Jelena Angelovski, Dušan Kasalica
Classificação: 16 anos



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.