CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

"Mente Perversa", por André Bacci.

"Mente Perversa" (Kopfplatzen/ Head Burst)é o segundo longa-metragem de Savas Ceviz como diretor. O filme alemão vem com uma narrativa polêmica quando o tema principal é sobre um homem bem sucedido mas pedófilo. 
Na lista de filmes do circuito da 43a Mostra.




“Mente Perversa”, de Savas Ceviz, não esconde suas intenções em nenhum momento. A cena inicial mostra o protagonista Markus (Max Riemelt, de “Sense8”) se masturbando em frente a uma tela de computador, em uma cena muito  desconfortável, especialmente feita para causar repulsa, mesmo que não se saiba exatamente o tema do filme - o que não é recomendado, tendo em vista o seu caráter extremamente delicado. Daí em diante, várias cenas como essa se repetem, encadeadas de modo a retratar um personagem em crise com os seus próprios desejos: Markus, um arquiteto de sucesso que mora sozinho, sente atração sexual por meninos.



É impossível não se retrair enquanto a câmera, no papel do olhar do protagonista, percorre de perto os rostos de crianças que ele encontra no transporte público ou na piscina comunitária; é uma tensão - já inerente ao tema da pedofilia - que o filme consegue sustentar habilmente por toda a sua duração, principalmente graças à sua performance central.

É a ela também que devemos a complexidade moral do personagem de Markus: ele tem plena consciência do quão errados são seus desejos e compulsões, e ele consistentemente luta para reprimi-las, criando um perfil psicológico bastante intenso e conturbado. É um terreno incrivelmente perigoso a se navegar, mas Ceviz o faz com segurança, criando senão empatia, ao menos entendimento desse tipo de transtorno. Ficamos emaranhados junto ao protagonista em sua repressão e fúria: queremos, evidentemente, proteger os garotos que o seu desejo vitima, mas também compreendemos que ele necessita de ajuda psiquiátrica, e que a ausência de qualquer aparato capaz de minimizar o seu problema apenas gera mais crise - e potenciais abusos.

A questão é: existe realmente tal solução? Acreditamos que o personagem é capaz de melhora, ou sua morte seria um benefício para o mundo? A pergunta fica sem resposta, mas as suas implicações morais se mantêm muito além dos créditos.


Sinopse 

Markus, um bonito, adorável e respeitável arquiteto, é pedófilo. Ele se sente atraído por jovens garotos, mas sofre por causa dessa preferência. Markus se tortura e tem nojo de si mesmo, mas, ainda assim, acha que não conseguirá manter esse desejo sob controle por muito tempo. Markus, então, passa a se isolar cada vez mais, lutando para resistir aos chamados de sua cabeça.


Ficha Técnica 

Direção: Savas Ceviz
Roteiro: Savas Ceviz
Fotografia: Anne Bolick
Montagem: Frank Brummundt
Elenco: Max Riemelt, Oskar Netzel, Isabell Gerschke, Luise Heyer
Produtor: Daniel Reich, Christoph Holthof
Produção: Kurhaus Production Film, Medien
Classificação: 18 anos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.