Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. Das histórias em quadrinhos para o Cinema.
Valerian e a Cidade dos Mil Planetas ( Valérian et la Cité des mille planètes). Essa obra de ficção científica franco-belga foi criado por Pierre Christin o escritor, Jean Claude Mézières o desenhador e Évelyne Tranlé o colorista. É um filme francês adaptado por Luc Besson o mesmo diretor do O Profissional de 1994, O Quinto Elemento de 1997 e Lucy de 2014. A primeira aparição de Valerian surgiu em 09 de novembro de 1967 na Revista Pilote e é uma das séries francesa mais antigas. Para quem ama histórias em quadrinhos é bom conferir essa aventura no cinema.
No ano de 2740, Valérian (Dan DeHann) e Laureline (Cara Delavigne) são dois agentes espaço-temporais. A bordo de sua nave Intruder, ambos cruzam o espaço e o tempo para realizar as missões que lhes são confiadas pelo Governo dos Territórios Humanos. Esta nova aventura leva a dupla para a estação espacial Alpha que abriga 17 milhões de pessoas dos quatro cantos do universo. Cerca de 8000 espécies estão trocando seus conhecimentos, tecnologias e competências. O comandante Arün Filitt (Clive Owen) lidera a equipe e seus interesses. Mas algo muito estranho acontece quando descobrem que um planeta que vivia em plena harmonia, foi dizimado. Valerian e Laureline trabalham juntos e fielmente para a ordem, porém vários obstáculos surgem a partir do momento que as coisas começam a ligar os fatos. A dupla corre perigo e acabam se separando. Valerian sai a procura de Laureline e e para infiltrar em lugares perigosos, ele e se depara com Jolly the Pimp (Ethan Hawke) onde uma bela alienígena chamada Bubble (Rihanna) trabalha como dançarina. Valerian continua sua busca, enquanto Laureline tenta escapar dos inimigos. Tudo isso ainda é pouco para o que espera pela frente. Nesse mundo altamente futurista, como ambos sairão dessa aventura intergaláctica?
Direção de Luc Besson, o filme foi lançado pela STX Entertainment em 21 de julho de 2017 nos Estados Unidos e em 26 de julho na França pela EuropaCorp. Valerian arrecadou mais US$ 34 milhões em todo o mundo. Houve duras críticas, como também elogios para os efeitos especiais e o contexto geral sobre o filme. Há quem amou e odiou. No meu ponto de vista, não sou extremamente fã de herois e HQ. O começo do filme me encantou pela trilha sonora incluindo Space Oddity de David Bowie e o acordo de paz entre raças e alienígenas com passar do tempo. Por um lado, o filme parece uma história em quadrinhos, achei poluído visualmente. Posso estar enganada, até por não conhecer o HQ por completo. O filme tem ação, aventura, boa trilha sonora, um elenco bom e um pouco de romance mal resolvido. Apesar das críticas sobre a modelo e agora atriz Cara Delavigne, vale resaltar o papel de Dan Dehann como Valerian que não tem nada a ver com o personagem original de quadrinhos. A garotada vai gostar, mas a galera que já curti o HQ há muito tempo, eu tenho minhas dúvidas. Aconselho assistir o filme e tirar suas próprias conclusões intergalácticas. Na coletiva de imprensa, Luc Besson foi muito simpático e ainda bricou com a imprensa dizendo que só foi saber que Rihanna era uma cantora famosa, depois que a conheceu no set de filmagens. Já Dan DeHann ainda com rosto sonolento me pareceu mais tímido e reservado, aos poucos foi soltando um sorisso e ficando mais a vontade respondendo que foi desafiador interpretar seu personagem. Fazer outro filme de ficção científica após 20 anos do O Quinto Elemento, para Luc Besson foi um desafio, em contra partida do sucesso de Lucy que por sinal um ótimo filme com Scarlet Johansson e Morgan Freeman. Aventura é o que não falta mas um bichinho bem meiguinho chamado Melo é o meu preferido, desculpe Clive Owen.
Ficha Técnica:
Distribuição: Diamond Filmes
Elenco: Dane DeHaan, Cara Delevingne, Clive Owen, Rihanna, Ethan Hawke, Herbie Hancock, Kris Wu e Rutger Hauer.
Direção e roteiro: Luc Besson
Produção: Luc Bessone Virginie Besson-Silla
Post a Comment