Bye Bye Alemanha, um filme que traz uma história emocionante sobre os sobreviventes do holocausto.
|  | 
Bye Bye Alemanha (EsWar Einmal In Deustchland), um filme emocionante que fez parte do 21 Festival de Cinema Judaico de São Paulo 2017. Para quem é fascinado por histórias pós guerra, pode contar com a marcante e emocionante trajetoria dos sobreviventes do holocausto e seus sonhos, traumas e a esperança de uma nova vida.
Sinopse
Frankfurt, 1946. David Bermann (Moritz Bleibtreu) e seus amigos judeus escaparam do regime nazista e agora sonham em partir para América. Juntos resolvem começar um négócio para vender roupa de cama fina para alemães. O negócio vai indo muito bem e todos visualizam um futuro promissor. Porém as perguntas sobre o passado duvidoso de Bermann o pertubam. Como adquiriu dois passaportes? E sua misteriosa visita ao retiro de Hitler nas montanhas. A atraente e intransigente, oficial americana Sara Simon (Antje Traue), se recusa a creditar e encerrar as histórias contadas por Bermann. No entanto pretende chegar ao coração das memórias do interrogado. Os amigos já desconfiam das saídas misteriosas e ficam com a pulga atrás da orelha, imaginando o que poderia estar escondendo de todos. Cada vez que se depara na frente de Sara, Bermann relata seu sofrimento e atitutes que tomou para conseguir sair do inferno do holocausto. Cada palavra dita deixa a oficial mais intrigada e atraida pelas lembranças verdadeiras ou não de Bermann. Enquanto isso alguns amigos ainda sofrem com o passado dos campos de concentração e por ainda estar vivendo em território alemão. Alguns precisam de vingança, mas as consequências podem trazer muito tristezas. Mas será que Bermann esconde algo tão estarrecedor?
Dirigido por Sam Garbarski e roteiro também de Michel Bergman. Sam  já é conhecido  pelos sucessos de  Tango de Rashevski 2003 e Irina Palm 2008. De todos os filmes que assisti sobre o holocausto, esse me pareceu mais leve e de uma forma mais sublime. O filme não mostra tanto aquelas cenas horrorosas que para alguns é  até difícil de acreditar que pessoas morreram e sobreviveram a esse inferno comandado pelo terceiro Reich. Gostei do filme pelo conceito de como aqueles que sobreviveram, ergueram suas vidas mesmo morando no país que causou tanto sofrimento. Impresionante o toque de humor o que faz o filme ficar bem mais poético e curioso com as histórias de Bermann.  Desde que  assiti o Fuga de Subibor  1987, A Lista de Schindler 1993, A Vida é Bela 1997, O Pianista 2003, Cinzas de Guerra 2007, O Menino de Pijama Listrado 2008 e tantos outros filmes emocionantes. Bye Bye Alemanha, realmente tem um conceito diferente do ponto de vista de cada personagem sobre o holocausto e pós guerra.  Recomendo, o filme está  nos cinemas.
Ficha Técnica: 
Distribuição: Mares Filmes
Elenco: Atnje Traue, Moritz Bleibtreu, Mark Ivanir, Anatole Taubman, Tim Seyfi, Joel Basman, Pál Mácsai, Tania Garbarski, Hans Low
Direção:  Sam Garbarski
Roteiro:  Sam Garbarski e Michel Bergman
Produção: Sébastien Delloye, Roshanak Behest Nedjad e Jani Thiltges
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Post a Comment