O novo longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, "Bacurau" está nos cinemas e vocês não podem deixar de conferir!
Vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes 2019, o longa não só conquistou pelo conteúdo muito bem explorado pelos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, mas pela ousadia de mesclar western, ficção científica, uns gringos e o jeitinho brasileiro sem perder a ternura. Sim, se for, vá na paz, Bacurau está nos cinemas e com certeza é imperdível!
![]() |
Um povoado que misteriosamente some do mapa.
|
A Essência do Filme
Bacurau é o tipo de filme que entra na mente em vários aspectos e que também despertou a curiosidade de muitas pessoas. Não somente pelo enredo ousado, elenco perfeito e um toque "desumano" no meu ponto de vista. Mas pela genialidade de sair fora da caixa sem perder as raízes. Obviamente a narrativa traz um emaranhado de surpresas e reviravoltas.
É sobre um povo unido, que não tolera corrupção e não se vende facilmente, como o caso do prefeito Tony Jr. (Thardelly Lima), que tenta conquistar o pequeno povoado em vão. Já a personagem Domingas (Sônia Braga) é uma mulher forte, desprovida de qualquer vaidade e médica local. Apesar do seu senso de justiça, seus conflitos pessoais acabam se aprofundando com a morte de sua amiga dona Carmelita. Mas a história não gira em torno de apenas um personagem, e sim de um povo prestes a enfrentar uma "caçada desumana".
A situação começa a ficar cada vez mais bizarra com o desaparecimento da cidade no mapa, drones voando e mortes decorrentes, chamando a atenção de Plínio (Wilson Rabelo), Teresa (Bárbara Colen) e Acácio (Thomas Aquino).Juntos os habitantes decidem buscar ajuda do foragido Lunga (Silvero Pereira), um típico justiceiro caracterizado para defender seu povo, mas não bem visto pela policia. Se tem algo muito particular no filme, é questão da opressão metaforicamente ou seja "vamos caçar humanos que não farão falta". Um povoado pequeno, isolado na mira de mercenários estrangeiros sem cerimônia com direito a diversão assustadora. Mas Bacurau é muito além do que você imagina, é um povo simples, mas não ignorante e que não se pode subestimar. Surpreendente!
![]() |
Cortejo de dona Carmelita (Lia de Itamaracá). |
Sinopse
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
![]() |
O ator alemão Udor Kier no papel do caçador Michael diante de Domingas interpretada por Sônia Braga. |
![]() |
Em tempos difíceis, o pequeno povoado encara seu inimigo. |
Assista o Trailer
Na coletiva de imprensa com a presença dos diretores Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, a produtora Emilie Lesclaux e dos atores do elenco: Sonia Braga, Karina Teles, Barbara Colen, Thomas Aquino, Silvero Pereira, Thardelly Lima, Antonio Saboia, Marcio Fecher, Wilson Rabelo, Brian Townes e Alli Willow.
Foi inevitável as comparações do filme com as atuais circunstâncias relacionadas a cultura e ao atual governo. De fato não teve nenhuma intenção, mas Bacurau é tão atual, que não teve como não questionar esse ponto. O filme levantou muitas teorias sobre o futuro do povo brasileiro.
Voltando para a pequena cidade de Bacurau...
O filme dos cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi gravado no Rio Grande do Norte, nas cidades de Parelhas e Acari, Seridó potiguar. A equipe contou com a participação da comunidade local que encantou os atores. Bacurau está repercutindo mundo afora conceituando nosso cinema nacional!
Elenco
Domingas : Sonia Braga
Michael : Udo Kier
Teresa: Bárbara Colen
Pacote: Thomás Aquino
Lunga: Silvero Pereira
Plinio: Wilson Rabelo
Damiano: Carlos Francisco
Forasteira: Karine Teles
Forasteiro: Antonio Saboia
Erivaldo: Rubens Santos
Isa: Luciana Souza
Madalena: Eduarda Samara
Carmelita: Lia de Itamaracá
Terry: Jonny Mars
Kate: Alli Willow
Jake: James Turpin
Julia: Julia Marie Peterson
Bob: Charles Hodges
Willy: Chris Doubek
Joshua: Brian Townes
Carranca: Rodger Rogério
DJ Urso: Jr. Black
Madame: Zoraide Coleto
Sandra: Jamila Facury
Deisy: Ingrid Trigueiro
Robson : Edilson Silva
Tony Jr: Thardelly Lima
Claudio: Buda Lira
Nelinha: Fabiola Liper
Flavio: Marcio Fecher
Maciel: Val Junior
Raolino: Uirá dos Reis
Bidé: Valmir do Coco
Luciene: Suzy Lopes
Angela: Clebia Sousa
Darlene: Danny Barbosa
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Kleber Mendonça Filho & Juliano Dornelles
Produção: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd et Michel Merkt
Produtora Executiva: Dora Amorim
Produtor Associado: Carlos Diegues
Diretor de Fotografia: Pedro Sotero
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Figurino: Rita Azevedo
Montagem: Eduardo Serrano
Som : Nicolas Hallet
Design de som e montagem de som : Ricardo Cutz
Mixagem: Cyril Holtz e Ricardo Cutz
Casting: Marcelo Caetano
1° assistente de direção : Daniel Lentini
Direção de Produção: Cristina Alves & Dedete Parente
Música Original: Mateus Alves e Tomaz Alves Souza
Caracterização e Efeitos: Tayce Vale
Post a Comment